quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

março de 2007

quarta-feira, 28 de março de 2007

DESTINOS ROUBADOS

Almiro Zago

Deve ser a palavra árvore uma das mais bonitas da Língua Portuguesa. Não apenas o vocábulo, mas, de modo particular, a coisa que designa. Aos meus ouvidos, árvore soa bem como sua ramagem ao vento. Se é certo que seja um dos seres vivos mais presentes em nosso planeta, pode alguém conceber a idéia de vida sem a árvore? A gritante impossibilidade, no entanto, insuficiente tem sido, ao longo dos séculos, para refrear o auto proclamado rei da Criação em sua sina de abatê-la. Embora, às vezes, possa ter agido por nobres pretextos, no mais, ontem como hoje, o movem a cobiça, o espírito destrutivo.

A despeito de tudo, é amada por muitos, e há gente cuidando de preservá-la. Plantam-se muitas de suas espécies, inclusive para ornamentar, dar sombra e purificar o ar das cidades. Que bom que seja assim em Porto Alegre. Ainda que, de quando em quando, se ouça o infernal matracar da motosserra a abrir grotescas clareiras, deformando as copadas de muitas plantas indefesas. Elas se mostram por aí violadas em sua essência e natureza só porque ao buscarem o alto e a luz ousam acariciar os intrusos cabos da energia.

Bem a propósito, se Mário Quintana confessou sentir uma dor infinita das ruas de Porto Alegre por onde jamais passaria, de minha parte, cá na planície, sinto uma pena infinita das árvores mutiladas das ruas por onde tenho andado. Como se isso fosse pouco, mais a tristeza me aperta quando vejo tipuanas desfiguradas, pois foi debaixo de um exemplar dessa espécie que vivi os momentos da mais remota de minhas lembranças. Daí a razão de ser a tipuana a árvore primeira da minha existência.

Mas, também, desde a infância outra planta me fascina: o plátano, sóbrio e majestoso. Dourado no outono, liberta, uma a uma, suas folhas para passarem os raios do sol, quando de sombra já não precisamos.

Pois um certo plátano, - me vem alegria ao recordar, - cativou minha simpatia e afeição numa clara manhã de um fevereiro. Terá sido há uns nove, dez anos talvez. Junto ao lugar onde tenho passado com a família alguns dias de veraneio, tangido pelo acaso, encontrei-me diante de uma esguia e frágil arvorezinha. Ela e eu, mais ou menos, emparelhávamos em altura. Só para ir comparando o seu crescimento, cuidei de ser fotografado ao seu lado, o que repeti, em quase ritual, à mesma época, por alguns anos seguidos. Era até bonito ver a minha figura ficando pequena diante da planta, a cada ano mais viçosa. E nos últimos verões, já se exibia o plátano alto e frondoso.

Outra vez chegou fevereiro e, como de costume, retornei a Cachoeira do Bom Jesus. Tudo parecia estar como antes, porém, não se encontrava o plátano amigo. No que fora o seu espaço, nada além do vazio. Deixei-me ficar estático, como quem estivesse na cena de um crime, sentindo a mágoa e o desencanto negarem-me ânimo de procurar saber alguma coisa sobre o seu desaparecimento. Talvez temesse ouvir explicações estúpidas como "dava muito trabalho varrer as folhas pelo chão; as raízes prejudicavam as tubulações."

Vividos os imperceptíveis dias de praia, um pouco antes de vir embora, consegui vencer o temor. E perguntei. Então, o meu sentimento de perda conheceu um sopro de alívio: o plátano não resistira a um arrasador vendaval sobre a Ilha de Santa Catarina. Menos mal, me conformei. Uma força da natureza, e não a insensatez humana, o havia abatido. Mas a nostalgia, hoje, veio me dizer que, assim como as árvores mutiladas das ruas de Porto Alegre, também o plátano ilhéu teve roubado o destino de tornar-se uma "árvore mais bela quanto mais antiga", como as "Velhas árvores", da poesia de Bilac.

Crônica escrita em Fevereiro de 2007


terça-feira, 13 de março de 2007

LULA GOLEADOR

Walter Galvani*

Foram dois pênaltis que Lula converteu em gols no goleiro Sérgio Cabral, governador do Rio. Ampliando a metáfora, foram os gols que ele conseguiu marcar no povo brasileiro, com suas últimas atitudes em que combina a malícia do jogador brasileiro, com a sua habilidade individual e a característica fuga a manutenção de posições. No futebol isso tem feito a glória e o sucesso profissional para nossos jogadores. Na política, não sei... Você votaria hoje em Lula, se ele se apresentasse como paladino dos oprimidos, dos sem-nada? Ou você votaria nele por representar o comedimento, a tolerância, a compreensão dos problemas brasileiros, no molho da adequação e da conveniência?

No gramado do "maior estádio do mundo", preparado para a final da Copa de 50 que o Brasil perdeu em casa por excesso de confiança e desprezo pelo adversário (Uruguai, 2 x 1, 1950), Lula, sem sapatos, calças arregaçadas, chutou três bolas contra o gol de Sérgio Cabral. Marcou dois e perdeu um. É exatamente o que ele está fazendo com o povo brasileiro. Chuta uma bola daqui, outra dali e vai convertendo umas, perdendo outras, mas vai levando o jogo, agora já no segundo tempo. Há gols perdidos (ou contra) como o da derrubada da Poupança, gol da Febraban, por exemplo, de difícil recuperação. Como é que eu, contribuinte pequenino e ferrenho defensor da minha caderneta, vou agir depois dessa? Ainda bem que ele não expropriou meus recursos como o Fernando Collor que, aliás, é agora seu aliado político.

Há muitos gols perdidos, muita bola fora. Por exemplo: a destruição da Amazônia, a transformação de nossas matas em ninhos da monocultura, de olho nos recursos provenientes do reflorestamento artificial, da "eucaliptação" dos nossos campos! Gol das multinacionais, as mesmas que Lula condenava nos tempos em que ajudou a fundar o PT. Honra e glória para ele, mas os partidos, como as pessoas, mudam. Crescem, envelhecem, vão colecionando rugas, decepções, frustrações e ao final de tantos tropeços, não são mais os mesmos. Nem os homens, nem os partidos. Deveria "incluir-se" no seu "combate à hipocrisia". Não é só de preconceitos religiosos que se tem feito política no país e Lula, hoje, é um político tradicional no mais castiço sentido brasileiro.

Hipocrisia, por exemplo, é não aprovar medidas mais duras na área de segurança, de olho nos votos que até os presídios produzem. Em resumo, a política em ação no Brasil é a mais hipócrita que se possa imaginar, algo assim como condenar o jogo, o tóxico e apoiar o apadrinhamento das escolas de samba por "bicheiros" e outros "banqueiros"... Mas, livrai-nos do mal, amém, diz a oração cristã.

* Escritor e jornalista brasileiro, nascido em 1934 em Canoas (RS) tem 51 anos de carreira como jornalista e 35 como escritor. Está em seu 10. livro: Crônica, o vôo da palavra . Seu livro mais premiado é até agora "Nau Capitânia".

Além disso, Galvani é o mestre que reuniu, em sua oficina "Crônica: o vôo da palavra", estes Mecânicos que aqui escrevem. Ele é o nosso professor querido, o vô da Isa, workaholic de plantão, muso inspirador dos nossos rabiscos e um amigão que está sempre presente, incentivando, apoiando e "lambendo" o nosso blog.

Nenhum comentário: